Destinos

Um Dia em Bratislava – A Capital da Eslováquia

Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia, situada no sudoeste do país, junto da fronteira com a Áustria

18 de novembro de 2015

Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia, situada no sudoeste do país, junto da fronteira com a Áustria e da fronteira com a Hungria, tornando-se assim, na única capital europeia situada na fronteira do seu país com outros dois.

IMG_1173

Quem lembra de um país chamado Tchecoslováquia? Nos anos 90, através do acordo Divórcio de Veludo, esse país deixou de existir e deu origem a dois novos países: a República Tcheca (capital Praga) e a Eslováquia (capital Bratislava).

É uma das cidades que faziam parte da antiga Cortina de Ferro, do comunismo e, sem dúvida, uma das que mais me lembraram tal época. Uma arquitetura quadrada, por hora “brega”, vi isso de perto na famosa ponte Nova que mais parece ter um disco voador em sua estrutura.

A principal atração turística da cidade é o seu castelo, que domina a paisagem e fica num morro bem próximo ao pequeno centro antigo, onde estão concentradas as demais atrações da cidade. Um centrinho super charmoso e agradável, repleto de restaurantes, bares, lojinhas de artesanato e souvenir. Mas a cidade também é local de uma nova classe social (novos ricos) que circulam em carrões, compram em lojas de grife e frequentam bares e restaurantes caros.

Um dia na cidade é mais que suficiente. Pode chegar sem muitos planos ou roteiro definido. Garanto que terá tempo de sobra de conhecer as principais atrações sem pressa. Primeiro, vá ao castelo. Depois, aproveite o para visitar as atrações do centro e caminhar entre museus, lojas, igrejas e prédios de estilo rococó.

  • Castelo de Bratislava – Bratislavský hrad
  • A Catedral de São  Martinho – Dóm sv. Martina
  • Palácio Presidencial – Grasslkovich Palace
  • Igreja de Santa Isabel – Igreja Azul
  • Michalská brána, um dos quatro portões que davam acesso a Cidade Antiga de Bratislava.
  • Ponte Nova – Nový Most 
  • As estátuas de Bratislava – são várias e famosas – as fixas e as itinerantes (assunto para outro post).
IMG_1263

A Ponte Nova – vista do castelo

IMG_1168

as famosas estátuas espalhadas pela cidade

IMG_1208

a Igreja Azul

IMG_1335

o castelo da cidade de Bratislava

IMG_1131

a Catedral de São Martinho

Conhecer Bratislava é uma  excelente opção para quem está hospedado em Viena (são 65km de distância – cerca de 1h de viagem); A cidade é um bom destino para chegar ou sair via trem, carro ou ônibus.

siga o blog papo de turista nas redes sociais:

snapchat papodeturista