Hotéis

Belmond Copacabana Palace expõe fotografias de Cássio Vasconcellos

nos painéis da Nossa Senhora de Copacabana

1 de outubro de 2018

Quem passar por trás do Belmond Copacabana Palace, na Av. Nossa Senhora de Copacabana, será presenteado com uma linda exposição do prestigiado fotógrafo Cássio Vasconcellos, que já participou de mais de 200 exposições em 20 países, incluindo China, França e Estados Unidos.

Oito fotografias da série “Viagem Pitoresca”, feitas pelo artista durante visita à floresta da Amazônia e na Mata Atlântica de São Paulo e do Rio de Janeiro, estão à disposição do público que passa pelo bairro, que poderá conferir, gratuitamente, as obras. A exposição faz parte da agenda de eventos e programação do aniversário do hotel, que completou 95 anos em agosto.

O responsável pela curadoria da exposição é o galerista Mario Cohen, que comemora a possibilidade de um grande número de pessoas ficar mais próximo de obras que expõe a riqueza do nosso país. “Essa exposição é um grande presente do Copa para o bairro, que poderá desfrutar da arte de Cássio”, afirma.

Para chegar no resultado das imagens a serem expostas, o fotógrafo percorreu caminhos que misturam o meio fotográfico com o digital. O artista utilizou recursos de desenho digital, onde desenhou folhas e até iluminação artesanal, sendo a foto editada manualmente – como nos primórdios da fotografia, quando os fotógrafos desenhavam sobre o papel fotográfico para ajustar contornos e cores.

“É uma felicidade enorme saber que o Copa está proporcionando essa proximidade com a arte para todos que passam pela Av. Nossa Senhora de Copacabana”, celebra Andréa Natal, diretora geral do hotel.

Sobre Cássio Vasconcellos:

Cássio Campos Vasconcellos (São Paulo, SP, 1965) – Iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na escola Imagem-Ação. Participou de mais de 200 exposições em 20 países, entre elas: “Coletivos”, no Today Art Museum (TAM), Pequim, China (2013); “Itinerant Languages of Photography”, Princeton University Art Museum, Princeton, New Jersey, Estados Unidos (2013); e “O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia”, Maison Européenne de La Photographie, Paris, França (2012). Cássio Vasconcellos publicou seis livros: Brasil Visto do Céu, (Editora Brasileira, 2017), Aeroporto (2015), Aéreas do Brasil (BEI, 2014), Panorâmicas (DBA, 2012), Aéreas (Terra Virgem Editora, 2010) e Noturnos São Paulo (2002). Ganhou vários prêmios como o Conrado Wessel de Arte (2011), Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA – 2002), pela melhor exposição do ano com a mostra “Noturnos São Paulo”; Prêmio Porto Seguro de Fotografia, (2001); e Fundação Nacional de Arte (Funarte) (1995). Suas imagens fazem parte de diversas coleções no Brasil e no exterior, como o MASP – Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, Brasil), Bibliothèque Nationale (Paris, França) e Museum of Fine Arts (Houston, Estados Unidos).

pt