Destinos

Vinícola Santa Cruz, Uma Viña com Corpo e Alma no Chile

Um Tour Imperdível no Mundo dos Vinhos do Vale do Colchágua

3 de novembro de 2017
Viña Santa Cruz – Enoturismo com muita História no Chile

O vale do Colchágua, sem dúvida, é a melhor opção para quem quer explorar o mundo dos vinhos chilenos. Além da melhor rota do vinho, as muitas vinícolas da região possuem uma excelente estrutura turística para receber os milhares de turistas que, a cada ano, chegam por lá.

No geral, as principais e mais visitadas vinícolas oferecem um tour com conteúdo e fases semelhantes. Tours que passam pelo cultivo das uvas à colheita, seguindo pelo processo de produção e findando com uma degustação.

Mas, algumas vinícolas se destacam umas das outras pelo PLUS oferecido. Falando nisso, chegou a hora de eu falar da Viña Santa Cruz e do que a torna tão diferente no meio das demais.

Viña Santa Cruz

Muito mais que uma Vinícola

A Viña Santa Cruz vai além e é muito mais que uma vinícola para se visitar. Ela também faz parte do grupo Almacruz, proprietário do Hotel Santa Cruz Plaza que nos recebeu.

Além da produção de vinhos, no local e proximidades, você vai encontrar um grande complexo turístico: restaurante, loja de vinhos, um observatório astronômico, um mini-museu com peças e recriações do modus vivendi dos povos ancestrais chilenos, o museu do automóvel e o museu do artesanato.

a loja de vinhos

História – Uma Vinícola de Corpo e Alma

Inaugurada em 2004, a Viña Santa Cruz se caracteriza por ser uma vinícola com corpo e alma. Numa mistura mais que acertada do Terroir da região de Lolol e da história chilena; produzindo vinhos premium: Chamán Reserva, Chamán Gran Reserva, Tupu Edição Limitada e Santa Cruz Reserva Especial.

Sustentabilidade

A Viña Santa Cruz é totalmente sustentável. Todos os processos são voltados e integrados com a preservação do meio-ambiente. A Energia solar utilizada em toda a propriedade e em todos os processos da produção dos vinhos  é um desses exemplos.

Uma maneira ética e responsável de sustentabilidade que orgulham a todos os seus colaboradores e visitantes. O grande legado da Viña Santa Cruz está nas pessoas, na comunidade e na preservação do meio ambiente para gerações futuras.

painéis solares no uso da energia sustentável

Tour – Processos, Degustação e Muito Mais

Para você conhecer a Viña Santa Cruz as opções de tours são: Tour Vinhos Premium, Tour Gran Chamán, Tour Carménère, Tour Cerro Chamán, Tour da Oliva, Tour da Vindima e ainda atividades como o Passeio de bicicleta e o Trekking.

Para maiores detalhes: Tours Viña Santa Cruz

Fizemos o Tour Gran Chamán – Cuerpo y Alma – o carro-chefe da casa. Com duração de 1 hora e meia e custo de $ 17.000 pesos chilenos – uns R$ 90.

O tour começa pela área externa, o jardim de variedade, onde a nossa guia nos conduz e conta sobre a história, o cultivo e de como é feito o processo da vindima (a colheita)…

Pátio de Recepção da Vindima

O pátio de recepção da vindima é a área onde a uva é recebida, processada e selecionada. A uva colhida é levada a uma grande esteira. Nela, tudo o que não é cacho de uva é eliminado. Depois, chegam a desengaçadeira, uma máquina que separa os grãos dos engaços.

Os grãos separados caem sobre uma mesa vibratória onde serão selecionados rigorosamente de forma manual. Nessa hora, as mulheres ocupam posição de destaque no processo, pois são mais detalhistas na escolha das melhores uvas.

Pátio de Recepção…Onde tudo começa

Sala de Vinificação

Depois dessa seleção, os grãos vão a uma esmagadora, onde a casca é levemente rompida e se chega ao mosto (sumo de uvas frescas) para sua futura fermentação.

Sob ação da gravidade, o mosto cai em diferentes tanques por uma abertura superior. Dessa forma, com o uso de muita tecnologia, se inicia o processo de fermentação.

Vinificação

Sala de Guarda – Degustação

Os melhores mostos são guardados durante meses nesta sala, acomodada no declive do morro, em barris de carvalho francês, sob condições ideais de temperatura e umidade.

Sua localização, em um nível inferior ao da sala de vinificação, torna possível utilizar a gravidade para o transporte do vinho aos barris. Nesse mesmo lugar é onde realizamos a degustação de 3 vinhos: o Chamán reserva Carménère – Cabernet, o Chamán Gran Reserva Malbec eo Chamán Gran Reserva Carménère.

barris de carvalho francês na sala de guarda

Degustação

Cerro Chamán – Um teleférico – A Cereja do Bolo

Fazer o tour que dá direito ao passeio do teleférico faz toda a diferença num visita a Viña Santa Cruz. Pra mim, esse é o grande diferencial dela.

Além da diversão do passeio no teleférico e das atrações que você vai encontrar na parte mais alta do Cerro Chamán, as vistas da propriedade e do vale, oferecidas lá de cima, são espetaculares.

se eu gostei do teleférico?

a vista é exaGERAda!!!

Lá em cima, além dessa linda vista do vinhedo; um observatório astronômico , uma recriação do modo de vida e costumes dos povos que formaram o Chile. Você vai encontrar, em pequenos espaços, objetos do cotidiano da cultura Mapuche, Aymara e Rapa Nui.

A Puerta del Sol – reprodução do Lago de Titicaca na Bolívia; a La casa del Chamán, onde estão alguns objetos desses rituais; um Moai y Ahu Rapa Nui e a reprodução de uma casa da Ilha de Páscoa Harepaenga Rapa Nui.

Moai y Ahu Rapa Nui (reprodução)

Dicas do @ExaGERA:

Numa visita ao Vale do Colchágua, não deixe de incluir a  Viña Santa Cruz no seu roteiro! Vá por mim, você também vai adorar.

Site: Viña Santa Cruz

Localização: Fundo El Peral S/N, Lolol – VI Región – Chile – bem próxima a cidade de Santa Cruz. 

Instagram: @vinasantacruz

Agradecimento especial a Viña Santa Cruz e a toda equipe do grupo Almacruz pela parceria, apoio e carinho junto ao @exaGERA e ao nosso @blogpapodeturista.

Muchas Gracias Viña Santa Cruz!

 pt