Hotéis

InterContinental São Paulo recebe obra do Jaguar Parade

7 de outubro de 2019

O InterContinental São Paulo, localizado na charmosa região dos Jardins, figura entre os apoiadores da Jaguar Parade, maior exposição a céu aberto da história de São Paulo. A Jaguar Parade, realização da Artery, contará com mais de 90 esculturas estilizadas de onças-pintadas. O objetivo é chamar a atenção para a degradação da fauna silvestre do país. Em especial da onça-pintada, que de acordo com o IBAMA,  já se enquadra na categoria “quase ameaçada” de extinção.  

 Kintsugi, obra de Danilo Yamamoto, que ficará exposta no lobby do hotel InterContinental São Paulo até o fim deste mês, faz parte de uma pesquisa/projeto pessoal e é baseada na arte japonesa de reparar uma cerâmica quebrada com laca espanada ou misturada com pó de ouro. Nesta obra, as cicatrizes representam a destruição causada pelo homem. As costuras pintadas com pó de ouro sinalizam que ainda existe uma esperança para a espécie. 

No fim de outubro, as obras poderão ser apreciadas em diversas ruas e praças da capital. Em 29 de novembro, Dia Nacional da Onça-Pintada, as obras serão leiloadas. Metade do valor arrecadado será direcionado para as organizações que cuidam da preservação da onça e do ecossistema. 

A causa

Pelo fato de estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, as crescentes alterações ambientais como o desmatamento, caça ilegal e poluição são as principais causas da severa diminuição da sua população de onças-pintadas no Brasil. Reduzir essas ameaças é fundamental para garantir sua sobrevivência e a integridade dos ecossistemas. 

Originalmente, a onça-pintada habitava desde o sudoeste dos estados Unidos até o norte da Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, e muito rara no México. No Brasil, praticamente desapareceram na maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul.

Serviço

Kintsugi (Jaguar Parede) – Hotel InterContinental São Paulo

End: Alameda Santos, 1123 – Jardins

Tel: 11 31792600

Valor: gratuito