
BODEGAS RE – Valle de Casablanca – Chile
Chegou a hora de eu contar para vocês sobre mais uma experiência que eu tive pelo mundo dos vinhos chilenos. Agora, eu vou falar sobre o tour que eu fiz na Bodegas RE.
Eu já tinha ouvido falar e muito bem dessa vinícola e adorei quando o pessoal da Sernatur (Servicio Nacional de Turismo do Chile) me convidou para fazer um tour + degustação especial (tour REvival) e incluiu a Bodegas RE no roteiro.
A Bodegas RE fica na região do Valle de Casablanca. Uma região que está distante cerca de 70 quilômetros de Santiago. Dessa forma, se tornando uma excelente opção de bate-volta, day-tour para quem está hospedado na capital chilena.

Bodegas RE
História e Tradição
De cara, ao iniciar, a guia me contou que o proprietário da vinícola (familiar) é o Sr. Pablo Morandé, um dos grandes responsáveis pelo Chile ser hoje um grande produtor de vinhos. Ele é uma sumidade no assunto e no país!
Ele resolveu apostar no Valle de Casablanca quando nenhuma outra empresa cogitava. A região só era utilizada para a criação de gado. Acreditando no potencial do local, nos anos 1980, ali ele plantou as primeiras parreiras da uva chardonnay. Nos dias atuais, 75% dos vinhos brancos produzidos no chile saem dessa região.
Ele (Morandé) trabalhou durante anos na famosa vinícola Concha y Toro. Depois, criou uma vinícola com o seu nome, a Morandé, que foi vendida para outro grupo.
O Nome RE é que dá cara a uma vinícola que tem no seu processo “a alma” de um grande mestre, o respeito pelo seu terroir e no que ali se faz e se produz.
REcriar, REinventar, REvelar e REvolucionar o mundo do vinho Chileno.
Assim, a Bodegas RE abriu suas portas em 2012 (os processos foram iniciados em 2008). Em cerca de 200 Hectares – Casablanca, onde são produzidas as uvas: Pinot Gris, Chardonnay e Pinot Noir. Outros 40 hectares ficam na região de Maule onde plantam: Cabernet Sauvignon, Carignan e Cinsault.
O tour REvival
Tem início no campo, numa caminhada pelo vinhedo. Por lá, a guia nos conta sobre a história, o cultivo e as características do terroir.
Terroir significa a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê.
De lá, seguimos para as salas dos licores e de balsameria – eles produzem vinagre balsâmico e também licores artesanais de frutas; outra paixão do proprietário.

sala de licores
Depois, chega a hora da produção dos vinhos. Diferente de muitas outras vinícolas, na Bodegas RE tudo tem um caráter único; numa viagem pelo passado, a produção é feita como antigamente, artesanal.
Esqueça os barris de metal. Por lá, o vinho é fermentado em grandes barris/jarros de barro. Jarros que estão na família do sr. Pablo Morandé por muitas gerações, mais de 70 anos.

barris/jarros de barro
Nos barris de madeira, também utilizados no processo, a fermentação é breve; algo simplesmente para lhe conferir elegância.
Degustação e Nomenclatura
Tive o privilégio de ter uma guia exclusiva! Um tour personalizado e elaborado só para mim! Mas não se preocupe, os tours são feitos em pequenos grupos. Isso também aconteceu na hora da degustação do meu tour REvival.
A degustação acontece na sede / recepção da vinícola. No local, uma loja de vinhos, roupas, artesanatos, temperos/especiarias e muitos outros itens e utensílios gastronômicos.
Criatividade é algo que não falta na Bodegas RE. De fato, eu adorei a mistura das uvas que dão nome aos vinhos. RE Pinotel, RE Chardonnoir, RE Syranoir, RE Syragnan, RE Cabergnan, Vigno by Viña Roja.
Os vinhos – As mesclas – Experiências de Sucesso
1 – PinoTel – uma mistura de 80% Pinot Noir e 20% Moscatel; o vinho “laranja” mostra aromas de sândalo e morangos, com o perfume de rosas e jasmim ganhando mais intensidade. Um vinho versátil, ótimo para harmonizações.
2 – ChardonNoir – Composto de 55% Chardonnay, e 45% Pinot Noir. Esse lembra a um espumante, tem parte fermentada em carvalho francês e passa 18 meses em barricas.
3- SyraNoir – a mistura das uvas syrah e pinot noir…as uvas de Casablanca. Um vinho muito fresco, os sabores lembram frutas vermelhas frescas, com um final longo e bastante corpo, elegante.
4 – SyraGnan – Syrah e Carignan. Conhecido como “A Besta”, é bastante encorpado com aromas de ameixa e cereja.
5 – CaberGnan – 80% Cabernet Sauvignon e 20% Carignan. De cor vermelha, o tinto é intenso e profundo, traz aromas de frutas, especiarias, mentol e madeira. Já em boca, é fresco e jovem, com notas de frutas e cerejas maduras, tem potencial de até 10 anos de guarda.
6 – Vigno – Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Carignan advindas de vinhedos de mais de 60 anos. Complexo, apresenta ervas maceradas, frutas vermelhas e negras, além de notas de sangue, resina e violeta. Deliciosamente fresco, tem acidez vibrante, taninos de excelente textura, ótimo volume e muita profundidade. Ainda jovem, mostra a Carignan do Maule de forma instigante e generosa.
- A degustação contou com um tábua de pães, queijos, azeitonas, embutidos, azeites e vinagre balsâmicos.

os vinhos RE, estrelas da casa!
Dicas do @exaGERA:
- Quando estiver em Santiago, coloque a Bodegas RE no seu roteiro!
Vale muito conhecer a Bodegas RE! Para mim, as melhores experiências de uma viagem são aquelas que saem da mesmice. No meio de tantas vinícolas e tours/degustações similares, todo o processo e charme da Bodegas RE, faz uma grande diferença.
- São várias opções de tours e degustações, dentre elas: tour Innovación, tour revelación, tour recreación, tour revival, retour e ainda opções com picnic e brunch.
- Reservas: com antecedência através do email – contacto@bodegasre.cl
- Funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h. (fechada em algumas datas comemorativas e feriados).
- Localização: BODEGAS RE – Camino Lo Ovalle, km. 1, na lateral da Ruta 68, de Santiago para Viña del Mar, em frente ao km 71.
- Instagram: @bodegasre
- Site: BodegasRE
Agradecimento especial a Bodegas RE e ao SERNATUR – Servicio Nacional de Turismo do Chile – Chile Travel – por todo carinho e atenção junto ao @exaGERA e ao nosso @blogPapodeTurista
O @blogpapodeturista é feito para vocês!!!